Sobre o projeto

O nosso planeta enfrenta uma crise climática que representa uma ameaça tanto para a vida humana quanto para as demais formas de vida que aqui habitam. Nas palavras de uma importante liderança indígena brasileira, David Kopenawa, estamos nos aproximando rapidamente da “queda do céu”.

A comunidade científica ecoa as preocupações manifestadas há séculos pelas comunidades tradicionais em todo o mundo, alertando sobre os impactos das ações humanas que têm acelerado o aquecimento global. Os efeitos desse aumento de temperatura já estão sendo sentidos e distribuídos de maneira desigual por todo o planeta, incluindo o aumento do nível do mar, desertificação, extinção de espécies e perda de biodiversidade.

No Brasil, um país que abriga grande parte da maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, as populações locais têm sofrido as consequências dessa crise. Isso tem levado comunidades, a sociedade civil e diversas instituições a unirem esforços na busca por soluções.

Nesse contexto desafiador, a Ong Saúde e Alegria e a DW Akademie decidiram se unir em um projeto de cooperação internacional com o objetivo oferecer a comunicadores/as e jornalistas locais a oportunidade de participar da próxima Conferência do Clima (COP28), que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes, em dezembro de 2023.

Uma etapa importante do projeto já se concretizou, com a seleção de 10 comunicadores para receber uma bolsa para produção de uma reportagem sobre a crise climática e participar das demais etapas do projeto. Esses participantes já concluíram com sucesso o curso online, junto de demais 30 comunicadores/as populares da Amazônia, adquirindo um conjunto sólido de habilidades e conhecimentos essenciais para abordar as Mudanças Climáticas e as Conferências do Clima. 

Neste momento, esses/as 10 comunicadores/as, estão imersos no processo de preparação de suas histórias, trazendo perspectivas únicas e valiosas sobre o tema. Suas reportagens não apenas darão voz às preocupações locais, mas também lançarão luz sobre as soluções necessárias para enfrentar os desafios climáticos em sua região.

Eles/as/us estão ansiosos/as/es para a próxima etapa, que inclui uma nova formação em Santarém e, é claro, a oportunidade de cobrir a tão aguardada COP28 em Dubai.

 

COP_P13

Esta iniciativa demonstra o comprometimento de um grupo diverso de comunicadores populares da Amazônia, na busca de soluções para a crise climática que afeta a todos nós.

Cada um deles está desempenhando um papel fundamental na conscientização e mobilização da sociedade em relação a essa questão crucial.

Nesse site, você poderá acompanhar de perto essa jornada. Durante a COP28 será preparada uma produção colaborativa que reflete uma diversidade de perspectivas, conhecimentos e vozes, e você terá a oportunidade de testemunhar o fruto desse esforço conjunto. 

À medida que avançamos, juntos, na busca por soluções, esses/as comunicadores/as populares estão fortalecendo o compromisso de ajudar a sustentar o céu sobre nossas cabeças, lembrando-nos do nosso papel em preservar nosso lar comum.